Igreja Matriz de Santo Antônio

Em 24 de abril de 1875, a Paróquia de São Bento foi transferida da sede da Freguesia de São Bento para a povoação de Gamela, que foi elevada à categoria de Vila. O lugar passou a se chamar Isabel, uma homenagem à princesa que libertou os negros da escravidão, marcando também, sua emancipação. No ano seguinte, recebe o nome de Maragogi, de origem Tupi, fazendo assim referência ao rio que banha a região.
Com a mudança da paróquia para Maragogi, a mesma recebe o nome de Santo Antônio, devido a uma pequena capela existente na cidade, que ao longo do tempo sofreu várias reformas, para adaptar-se ao número crescente de fiéis. No ano de 2018, a paróquia celebrou seu Jubileu de 300 anos de existência.

Igreja Matriz de Santo Antônio, meados de 1980

Para quem gosta de um itinerário de fé, Maragogi também é o lugar certo. Além das famosas ruínas da Igreja de São Bento e da Matriz de Santo Antônio, a cidade possui diversas capelas distribuídas pelos povoados e assentamentos. Algumas são centenárias, como a charmosa capelinha dedicada à Nossa Senhora da Guia, localizada no povoado de Barra Grande. Elas são mais um atrativo que complementam a beleza natural de Maragogi, com seu valor artístico, estético, histórico, religioso, turístico e paisagístico.

Interior Igreja Matriz de Santo Antônio, 2022

Inspirado por Deus e para sua glória, o atual pároco da Matriz de Santo Antônio, Padre Antônio Junior, iniciou uma grande e intensa reforma na Igreja, a qual se iniciou durante a Pandemia do Covid-19, em março de 2020. Após o fechamento de todas as igrejas e a proibição dos fiéis de participarem de forma presencial das celebrações, a matriz passou por inúmeras intervenções, para melhor acomodar os fiéis de Maragogi e turistas que visitam a paróquia. Apesar das dificuldades e contratempos, a matriz foi reinaugurada parcialmente no dia 19 de março de 2022, na Festa do Glorioso São José, coincidentemente, após 2 anos de seu fechamento. A reinauguração foi recebida com grande fervor por parte dos fiéis da cidade, que ficaram maravilhados e inspirados com a grande beleza física e espiritual que o pároco conseguiu imprimir a tão amada matriz da cidade.

Padre Antonio Alves de Vasconcelos Junior